O presente estudo corresponde aos primeiros resultados pertinentes à nossa pesquisa de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A temática é Currículo de Ensino de Fundamental e Ensino de História Local. Tem como objeto de análise, a existência ou não de protagonismo para o Ensino de História Local no documento curricular municipal de Barreiras-BA (2019). E o objetivo principal é perceber como o Ensino de História Local se faz presente ou ausente no referido documento analisado. Os principais entendimentos a partir dos referenciais teóricos tomados para a compreensão de Currículo e Ensino de História Local, estão ancorados em Arroyo (2013) e Melo (2015). Quanto ao desenvolvimento metodológico da pesquisa, trabalhamos com a análise de conteúdo, conforme Bardin (2011). E quanto aos resultados mais evidentes, percebemos uma quase total ausência/silenciamento do Ensino de História Local em contraposição à um protagonismo da repetição da Base Nacional Comum Curricular (2018), o que nos leva a entender o currículo analisado como sendo um “território em disputa(s)”.