O descarte inadequado de resíduos gerados pelas atividades humanas tem se tornado um grande desafio socioambiental enfrentado na atualidade. Assim, visando discutir questões socioambientais envolvendo a água a partir da integração dos conceitos de natureza química e biológica, os bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Biologia/Química/Ciências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais desenvolveram uma sequência didática interdisciplinar para uma turma do 2º ano do Ensino Médio da escola-campo. A sequência didática planejada pelos bolsistas de iniciação à docência sob a orientação do professor supervisor e coordenadora de área foi composta por oito aulas estruturadas de forma a privilegiar a interdisciplinaridade. Buscou-se problematizar as questões socioambientais, destacando aquelas vivenciadas no município, estimulando a formação de sujeitos críticos e reflexivos capazes de atuar na sociedade de forma consciente e responsável. Verificou-se que a partir da discussão de problemas socioambientais locais promoveu-se uma reflexão global, visto que buscou-se suscitar nos alunos uma consciência crítica sobre a problemática ambiental envolvendo a água.