Este artigo aborda as principais questões identificadas no subprojeto de Educação Física do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) no Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim (CIEMPJFA) em Feira de Santana, Bahia. A análise leva em consideração o contexto em que as atividades acadêmicas e escolares ocorreram, considerando a relação entre a abordagem Crítico-superadora da Educação Física e a Pedagogia Histórico-Crítica, destacando seus elementos no processo de ensino-aprendizado. As reflexões revelarão três constatações: 1. A influência das condições políticas, incluindo políticas de ajuste fiscal e precariedade das políticas públicas em Feira de Santana, que afetou a qualidade da educação pública, destacando a necessidade de investimentos, valorização de profissionais e infraestrutura adequada; 2. O dever da escola em cumprir sua função social de transmitir conhecimento sistematizado, focando a formação teórica dos estudantes, o que se alinha com a teoria Histórico-crítica e crítica-superadora da Educação Física, que enfatiza a seleção de conhecimentos relevantes e métodos adequados; 3. O papel fundamental do Programa Residência Pedagógica na formação de professores, aproximando os estudantes da realidade da escola pública e permitindo a reflexão sobre teorias educacionais, práticas pedagógicas e complexas relações político-pedagógicas.