Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

REPERCURSSÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR/UNEB NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA BAHIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103165
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 933
    "titulo" => "REPERCURSSÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR/UNEB NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA BAHIA"
    "resumo" => "O texto tematiza o cenário complexo e desafiador da Educação Básica como os níveis de aprendizagens, a inadequação entre a atuação e formação dos professores, a qualidade da educação e contextualiza o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, criado a partir do Decreto nº 6.759/2009, que instituiu a Política de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica na UNEB. Probelmatizamos as repercurssões dos cursos de Pedagogia do PARFOR UNEB no IDEB dos municípios envolvidos com a oferta do curso a partir de 2010. E tem como objetivo analisar as repercurssões da oferta do curso de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR - UNEB no IDEB, na qualidade da educação básica em municípios da Bahia, a partir de 2010. Reflete sobre o panorma das Licenciaturas com de Gatti e Barreto, (2009), o compromisso da universidade com a formação de professsores (Santos, 2005). Discute o significado de qualidade (Rios, 2010; Cunha e Pinto, 2009). A metodológia adota a abordagem qualitativa (Amado, 2013) com estudo bibliográfico e análise documental (André, 1985).Os resultados indicam que há reperurssões positivas da oferta do Programa no crescimento nos indicadores educacionais dos municípios parceiros que, associado a outros aspectos, podem ter contribuído com a qualidade da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID933_TB569_19112023220204.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA MOREIRA DE OLIVEIRA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA"
    "autor_email" => "monica.torres@enova.educacao.ba.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103165
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 933
    "titulo" => "REPERCURSSÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR/UNEB NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA BAHIA"
    "resumo" => "O texto tematiza o cenário complexo e desafiador da Educação Básica como os níveis de aprendizagens, a inadequação entre a atuação e formação dos professores, a qualidade da educação e contextualiza o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, criado a partir do Decreto nº 6.759/2009, que instituiu a Política de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica na UNEB. Probelmatizamos as repercurssões dos cursos de Pedagogia do PARFOR UNEB no IDEB dos municípios envolvidos com a oferta do curso a partir de 2010. E tem como objetivo analisar as repercurssões da oferta do curso de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR - UNEB no IDEB, na qualidade da educação básica em municípios da Bahia, a partir de 2010. Reflete sobre o panorma das Licenciaturas com de Gatti e Barreto, (2009), o compromisso da universidade com a formação de professsores (Santos, 2005). Discute o significado de qualidade (Rios, 2010; Cunha e Pinto, 2009). A metodológia adota a abordagem qualitativa (Amado, 2013) com estudo bibliográfico e análise documental (André, 1985).Os resultados indicam que há reperurssões positivas da oferta do Programa no crescimento nos indicadores educacionais dos municípios parceiros que, associado a outros aspectos, podem ter contribuído com a qualidade da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID933_TB569_19112023220204.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA MOREIRA DE OLIVEIRA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA"
    "autor_email" => "monica.torres@enova.educacao.ba.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O texto tematiza o cenário complexo e desafiador da Educação Básica como os níveis de aprendizagens, a inadequação entre a atuação e formação dos professores, a qualidade da educação e contextualiza o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, criado a partir do Decreto nº 6.759/2009, que instituiu a Política de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica na UNEB. Probelmatizamos as repercurssões dos cursos de Pedagogia do PARFOR UNEB no IDEB dos municípios envolvidos com a oferta do curso a partir de 2010. E tem como objetivo analisar as repercurssões da oferta do curso de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR - UNEB no IDEB, na qualidade da educação básica em municípios da Bahia, a partir de 2010. Reflete sobre o panorma das Licenciaturas com de Gatti e Barreto, (2009), o compromisso da universidade com a formação de professsores (Santos, 2005). Discute o significado de qualidade (Rios, 2010; Cunha e Pinto, 2009). A metodológia adota a abordagem qualitativa (Amado, 2013) com estudo bibliográfico e análise documental (André, 1985).Os resultados indicam que há reperurssões positivas da oferta do Programa no crescimento nos indicadores educacionais dos municípios parceiros que, associado a outros aspectos, podem ter contribuído com a qualidade da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.