O objetivo deste artigo foi analisar a atuação docente na disciplina de Educação Física, pautado em diferentes quesitos, como: identidade profissional, intervenção do professor em aula, saberes profissionais docentes. Apresentar pontos sobre dificuldades e desafios no ensino da Educação Física. Para a realização da coleta dos dados, foram observadas 8 (oito) aulas de Educação Física, em uma turma de 1 ano do Ensino Médio em uma escola pública situada na zona norte de Londrina e foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre a docência. A professora observada tem 40 anos, é graduada em Educação Física e doutora na área de Atividade Física e Saúde, atua na educação básica e ensino superior e tem 13 anos de atividade docente. Esta pequena experiência, de observar o procedimento didático-pedagógico de um professor de Educação Física, foi interessante para a contribuição à minha formação inicial. Foi possível relacionar os textos e conteúdos estudados, nas diversas disciplinas do primeiro ano, com a realidade escolar. Com esta observação, foi confirmado a necessidade de outras experiências como esta, bem como, fortalecer a participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão, e também participar de grupos de estudos oferecidos pela Universidade para favorecer na formação inicial.