O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, oferta bolsas aos estudantes de Licenciatura com intuito de introduzir na docência com a atuação destes como observadores em escolas da rede pública, aproximando assim o licenciando à sala de aula antes mesmo do estágio obrigatório. A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) é vinculada ao programa desde 2012 e uma década após esse artigo propõe uma reflexão sobre a importância dessa política pública educacional na formação da identidade docente através do recurso do relato oral de ex-bolsistas da edição 2020 do programa que ocorreu até 2022 na Escola de ensino fundamental Monsenhor José Soares localizada no bairro Brasiliana em Arapiraca. Esse trabalho também se propõe a explicitar a importância do programa em aproximar a Universidade e a Educação básica, ao fazer um elo entre pesquisa e prática docente, tão importante que resistiu as variadas tentativas de desmanche do programa. A pesquisa revelou que a participação no PIBID foi essencial para a construção da identidade docente dos acadêmicos, proporcionando-lhes a oportunidade de desenvolver habilidades pedagógicas, adquirir confiança em suas capacidades e compreender a importância e o impacto do trabalho do professor.