No cenário educacional brasileiro, o desafio do desnivelamento de conhecimento entre os alunos das escolas de ensino fundamental é uma questão marcante. Essa disparidade, que se inicia nos primeiros anos da educação básica, se torna mais acentuada nos anos finais. Nesse contexto, o presente estudo investiga a implementação da Monitoria na disciplina de Matemática, conduzida por graduandas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, inseridas no Programa Residência Pedagógica, em uma escola pública estadual no Piauí. As sessões de monitoria foram delineadas para apoiar o professor da disciplina e aprimorar a aprendizagem dos alunos. Considerando que a Matemática frequentemente se apresenta como uma disciplina desafiadora, a monitoria concentrou-se na resolução de cálculos, visando superar as dificuldades identificadas nas aulas de Ciências. As sessões de monitoria foram conduzidas com alunos do 9° (nono) ano (turmas A e B) dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual no município de Bom Jesus, Piauí. Essas sessões ocorreram em horários de contra turno das aulas regulares. A partir do segundo encontro notou-se progressos notáveis, uma vez que os alunos conseguiram resolver as atividades propostas e demonstraram maior interação tanto com os professores quanto com os colegas nas resoluções. Com esses avanços, os professores perceberam uma melhoria considerável na dinâmica das aulas, já que os alunos conseguiam acompanhar o conteúdo planejado de maneira mais eficaz.