O presente trabalho tem o objetivo de relatar as experiências vivenciadas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), durante as duas edições (agosto/2018 e outubro/2020), e a terceira edição, que teve início em novembro/2022. Partindo-se do pressuposto de que se trata de um estudo de narrativa das memórias e das vivências que ocorreram durante as edições dos programas Pibid e da Residência Pedagógica, a partir da análise documental elaborada pelos programas e as percepções dos integrantes, tornou-se consequência natural a adoção das abordagens quantitativas e qualitativas de natureza descritivo-analítica. Temos a convicção de que os programas Pibid e Residência Pedagógica exercem um papel importantíssimo na formação do estudante das licenciaturas e do futuro profissional da educação e dos professores em exercício, como também é igualmente relevante a pesquisa institucional na área da educação e no exercício da docência, uma vez que ambos os programas são desenvolvidos a partir da integração entre as escolas de educação básica, as universidades e as secretarias de educação dos estados e dos municípios.