O presente relato resultou de uma experiência docente realizada em uma escola pública municipal com crianças de 5 e 6 anos de idade da turma do Pré B. Tem como objetivo identificar contribuições das rodas de conversa no desenvolvimento da oralidade na Educação Infantil. Trata-se de um relato de experiência produzido a partir de observações participantes e análises realizadas ao longo do primeiro semestre de 2023, especificamente dos momentos de conversas em grupo, onde foram promovidos momentos de diálogos para relatos sobre os finais de semana e outras vivências significativas para as crianças. Observações e análises que foram potencializadas com o aporte teórico, onde afirmam que a capacidade da criança de se comunicar com qualidade depende das oportunidades de interagir e dialogar, pelas quais ela aprende a coordenar suas ideias, argumentos e significações (OLIVEIRA, MELLO E VITÓRIA, 2011). Assim sendo, diante das análises realizadas, identificou-se que é fundamental proporcionar momentos adequados para desenvolver a linguagem oral nas escolas de Educação Infantil, pois quando a capacidade comunicativa é eficaz, os conflitos e desentendimentos são resolvidos através do diálogo, pois a criança se torna capaz de ouvir, comunicar o que sente ou deseja e de usar esses recursos para gerir as demais situações do seu dia-a-dia. Por isso, compreender a forma como a criança desenvolve suas habilidades linguísticas e fomentar a construção de tais habilidades por meio das rodas de conversas, também possibilita ao infante atuar como protagonista de seu próprio conhecimento.