O presente trabalho tem por objetivo apresentar a atividade desenvolvida com a utilização de jogos no ensino da matemática e relatar as experiências vivenciadas pelos alunos do curso Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo - campus Caraguatatuba, e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido em uma escola estadual do município de Caraguatatuba. Para tanto, efetuamos uma pesquisa bibliográfica acerca do tema onde identificamos vários textos e autores que apontam a importância da utilização de metodologias diversificadas no ensino. Dessa forma, foi desenvolvido e confeccionado um jogo matemático que trabalha o conteúdo de função polinomial do primeiro grau, batizado como Jogo das Funções, direcionado para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Por fim, em nossas observações durante todo o processo, destacamos a importância da aplicação de jogos no ensino da matemática como um fator que pode favorecer no processo de ensino-aprendizagem e, também, ressaltamos a necessidade de um bom planejamento para que atividade não seja apenas uma “brincadeira” e sim um momento de reflexão sobre importantes conceitos matemáticos.