O processo de gamificação de atividades pedagógicas é uma abordagem que se utiliza dos recursos de jogos virtuais em conjunto de métodos educacionais com foco no aumento da motivação e do engajamento dos estudantes com as atividades de aprendizagem. Com base nas experiências pessoais e nos relatos reflexivos dos bolsistas participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – Subprojeto de Inglês da UFC, adotou-se com os alunos de uma escola pública de ensino médio de Fortaleza - Ceará a prática de metodologias ativas gamificadas no processo de aquisição das habilidades comunicativas no inglês. Para isso, implementamos atividades dentro de plataformas digitais, como Kahoot e Wordwall, como meio educacional para o desenvolvimento das competências da língua inglesa dos alunos através do uso de jogos interativos e competitivos em conjunto de análise de letras musicais. Tais atividades foram desenvolvidas com base nas implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), Krashen (1998), Brown (2015) e de Sykes et al (2013). Os resultados observados, obtidos tanto por meio dos questionários respondidos pelos alunos quanto pela produção final do jogo de cartas desenvolvido por eles, mostram que há diversas maneiras de integrar atividades gamificadas como metodologia ativa para o ensino da língua inglesa dentro da sala de aula, como também notam-se os efeitos positivos no desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais, do mesmo modo, o impacto na motivação e participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.