O presente estudo aborda a Residência Pedagógica (RP) como uma etapa vital na formação de professores, proporcionando a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação, focando nas experiências vividas na RP no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito (CELNB), com destaque para a disciplina de Educação Física. A pesquisa aborda como a imersão no ambiente escolar impacta significativamente a prática pedagógica. A relação entre teoria e prática é essencial, como destacam autores como Saviani (2018). A imersão dos licenciandos no ambiente escolar é fundamental, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Conforme preconizado pelo Brasil (2019), essa imersão abarca diversas atividades, dentre as quais destacam-se a regência de sala de aula e a intervenção pedagógica, que são acompanhadas de perto por profissionais experientes na área de ensino do licenciando. Construir conexões significativas com os alunos é fundamental para o sucesso educacional. O aprendizado transcende a sala de aula, com as atividades extracurriculares contribuindo para uma educação enriquecedora. Essa jornada de RP é complexa, mas se transforma em crescimento e os educadores emergem mais preparados e comprometidos com a educação de seus alunos.