O presente relato tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas no segundo Módulo do Programa de Residência Pedagógica do Núcleo Educação Física da UNIPAMPA, em Uruguaiana/RS, que aconteceram no período de Abril a Setembro de 2023. A narrativa refere-se a uma escola pública estadual, a qual foi contemplada a participar do Programa, e relata o atendimento a cerca de 250 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, com atuação de residentes do Programa, dois voluntários, uma preceptora e uma docente orientadora. No exercício de pesquisar coletivamente as próprias práticas, elaboramos este relato a fim de socializar nossas experiências num contexto particular de atuação, uma escola da rede estadual pública, localizada no extremos oeste o planejamento das ações do RS e caracterizada por um entorno de vulnerabilidade social. Uma vez cientes de tal cenário, as ações foram pensadas tendo em vista contribuir não somente com as aulas de Educação Física, mas sim com a comunidade escolar em geral, em especial, levando em consideração questões sociais e de cidadania. Para isso, o grupo elaborou ações em forma de projetos, sendo estes: projeto de conscientização acerca do cuidado com o meio ambiente e com os espaços escolares, como também o projeto com oferta de esportes no contra turno. O relato abarcar a visão da preceptora em relação ao desenvolvimento e repercussão das experiências, juntamente com o referencial teórico acerta do tema, afim de trazer correlações entre posições acadêmicas especializadas e os achados do trabalho ora apresentado.