Este trabalho é fruto de pesquisa bibliográficas e do relato de experiência de residentes que atuam no Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia da Universidade Federal do Maranhão. Em sua abordagem explana os espaços formais e não- formais para o desenvolvimento de atividades na disciplina de Biologia na escola campo, Centro de Ensino Odorico Mendes para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A utilização desses espaços e as diferentes metodologias utilizadas pelos residentes contribuiriam significativamente no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Ressalta ainda a importância do programa para a formação dos licenciandos, o qual desempenha um papel fundamental no aprimoramento e no desenvolvimento das habilidades e competências essenciais para a formação inicial dos futuros professores. O PRP buscar cada vez mais fortalecer a conexão entre a teoria e a prática, tal experiência possibilita uma nova visão do campo profissional, os residentes passam a ter o conhecimento do processo de planejamento, currículos e as diversidades da sala de aula, desse modo o programa eleva o grau de qualificação dos educadores, tornando-os aptos para atuarem em sua área de formação.