O presente trabalho resultou de uma experiência realizada no espaço escolar, com crianças de 5º ano de uma escola pública municipal. Essa proposta de trabalho emerge da possibilidade de compreender a autoestima como um indicador social fundamental para entender a relação entre conhecimentos construídos e o progresso pessoal (DIOGO, 2009). Assim, este relato tem por objetivo relacionar a autoestima dos estudantes com as experiências em sala de aula. A metodologia utilizada para esse trabalho foi a leitura do PPP da Escola 24 de Maio, produção de um questionário direcionado à supervisão, pesquisas bibliográficas, observações das suas rotinas na escola e interação com alunos e professores. Dessa forma, percebemos que muitas dessas crianças necessitam de atenção constante e individualizada, pois apresentam dificuldades em sua aprendizagem, e ainda, que muitos desses alunos apresentam baixa autoestima, não acreditando em seu potencial e se desmotivando em relação aos estudos e interações sociais. Concluímos, então, que trabalhar sobre a autoestima, o autoconhecimento, é fundamental, pois todos temos momentos em que precisamos lidar com medos e inseguranças. Acreditar em si e nas suas capacidades, é uma habilidade imprescindível e deve ser construída com amor e responsabilidade.