Objetivou-se relatar sobre a importância dos projetos de ensino como alternativas de consolidação das regências e processo formativo dos residentes e preceptores no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em uma unidade escolar da região sul de Rio Verde – Goiás. Com característica de uma pesquisa qualitativa, utilizou-se dos instrumentos de observação, narrativas e revisão bibliográfica para coleta dos dados. Observou-se que os desafios iniciaram com planejamento das ações pedagógicas (PAP), para relacionar um projeto de ensino que fizesse sentido aos estudantes do PRP e ao mesmo tempo para unidade escolar, perfazendo o que é proposto na BNCC e DC-GO. O ato de planejar o projeto de forma presencial na escola, estudando os documentos, listando as habilidades e objetos de conhecimentos a serem adquiridos com os projetos foi considerado ideal para execução e depois reflexão dos mesmos pelos envolvidos, além de representar os momentos formativos mais impactantes ao olhar de uma das preceptoras. O programa de residência pedagógica (PRP) permite aos estudantes várias etapas formativas, trilhando caminhos desde o diagnóstico escolar até a etapa final de construção dos seus respectivos relatos de experiências. Para o(a) preceptor(a) não é diferente, todos os momentos importam e representam de certa forma, formação continuada, pois aprendem enquanto mediam a caminhada deles.