O artigo apresenta um relato de experiência de gestão dos Programas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (PRP), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através da utilização do Sistema de Acompanhamento Pibid-RP, ferramenta informatizada desenvolvida pela instituição para o gerenciamento interno dos Projetos Institucionais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que procura evidenciar os caminhos trilhados para a coordenação dos programas em uma universidade multicampi, que atua em todas as regiões do território baiano. Nesse sentido, a formatação do sistema buscou viabilizar o acompanhamento aproximado de um grande quantitativo de Núcleos, possibilitando a coleta digital de informações sobre o desenvolvimento das atividades, como sinalizam Aguiar; Silva; Santana (2019) e Aguiar (2020). A análise sobre a utilização do Sistema de Acompanhamento Pibid-RP demonstrou que a base digital configura-se como importante estratégia de gestão, pois possibilita que os participantes de cada Núcleo registrem as ações realizadas e compartilhem reflexões sobre as atividades desenvolvidas, constituindo um banco de dados sobre o processo de implementação dos projetos. A utilização do sistema institucional tem possibilitado a otimização do acompanhamento das atividades dos Núcleos situados em diferentes localidades, e se apresenta como importante ferramenta de gestão, articulação e integração do Pibid e PRP no âmbito da Uneb.