O presente estudo é resultado de inquietações provenientes das experiências junto à atuação no Programa Residência Pedagógica (PRP) cuja temática do subprojeto trata da aplicabilidade da Lei 11.645/08 nas aulas de Educação Física. O estudo buscou aproximações com referências teóricas metodológicas na perspectiva marxiana, o tipo de pesquisa é de campo, onde os dados coletados se deram por meio de formulário aplicado aos professores (as) de educação física da rede de ensino básico do estado do Pará que atuam no PRP. Como resultado foi possível perceber nas respostas obtidas questões relevantes, como a importância da formação continuada dos professores, o papel fundamental da Lei para tornar obrigatório os conteúdos de cunho antirracistas, para isso temas de outras matrizes afro – indígenas devem estar na grade curricular de forma permanente e não somente em datas comemorativas. A efetivação do PRP nas escolas tem sido relevante para o conhecimento e aplicabilidade da Lei 11.645/08 seja consolidada. Por fim, consideramos a necessidade de uma reforma na grade curricular da graduação, visto que aplicação da Lei é restrita à educação básica.