O presente estudo se volta para as reflexões suscitadas durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP), em que o encontro entre aspirações individuais e perspectivas futuras se entrecruzam nas práticas educativas junto à turma de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Diante disso, pesquisa-se sobre as dinâmicas construídas nesse espaço, a fim de compreender como o processo de ensino-aprendizagem, por meio da criatividade e aspirações, pode ser inovador. O embasamento teórico desta pesquisa se fundamenta em Freire (2002) e Marcuschi (2010), cujas perspectivas ressaltam a importância da construção do conhecimento no âmbito da educação e do ensino da Língua Portuguesa. Esta investigação adota uma abordagem qualitativa que permite explorar as nuances da atuação no contexto escolar alinhada a uma pesquisa bibliográfica que se realizou em livros e artigos (Gil, 2008). Utilizou-se, também, das observações em sala de aula, do instrumento investigativo e da análise do material produzido pela categoria estudantil, chamado “mural de expressões”. Diante dessas análises, obtivemos resultados que evidenciaram a importância da expressão das emoções e perspectivas de vida. Portanto, este estudo reforça a necessidade de uma educação sensível às trajetórias, aos desejos individuais e coletivos, no contexto EJAI.