O presente estudo, de cunho prático-reflexivo, debruça-se em analisar o trabalho com textos da literatura afro-brasileira como via de desenvolvimento do repertório sociocultural da redação do Enem em estudantes de uma escola estadual de ensino médio localizada no interior do Ceará, por meio de atividades vinculadas ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Língua Portuguesa do Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Tianguá. As análises foram fundamentadas pelos estudos de Cosson (2009) e Koch (1984), que tratam sobre a importância do letramento literário em sala de aula e a discursividade textual na produção escrita. Além disso, também se utilizou Evaristo (2007, 2017) e Couto (2009) como autores norteadores dos textos selecionados para a aplicação dessa iniciativa. Por fim, destaca-se Oliveira (2017) como referência consultada para a discussão da necessidade da literatura afro-brasileira nos espaços formativos de conhecimento e sua perceptível invisibilidade ao decorrer das últimas duas décadas. Para a realização do trabalho, o autor, a partir de aulas em turmas da escola-campo, buscou trabalhar com textos da literatura afro-brasileira como base para a discussão de repertório sociocultural em redação dissertativa-argumentativa. No mais, as experiências apreendidas ao decorrer das regências executadas pelo autor demonstraram que a abordagem de ensino de redação baseada na Literatura Afro-brasileira pode ser uma significativa ferramenta para o crescimento do repertório crítico dos estudantes, além de promover a consolidação da Lei 10.639/03, que, mesmo após vinte anos de sua aprovação, é visivelmente negligenciada nos espaços escolares, impossibilitando sua efetivação.