O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES BOLSISTAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) – CAPES DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT), E O CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO E INFANTIL PRÍNCIPES E PRINCESAS - CMEI, EM PALMAS – TO. O RELATO SE BASEIA EM UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS ACADÊMICOS, BEM COMO EM OBSERVAÇÕES DE SALA DE AULA EM ESCOLAS PRIMÁRIAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE ABORDAGENS LÚDICAS NÃO APENAS CAPTURAM O INTERESSE DAS CRIANÇAS, MAS TAMBÉM AJUDAM NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA, ESTIMULAM A CRIATIVIDADE E PROMOVEM A INTERAÇÃO SOCIAL. ESSAS DESCOBERTAS RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR ESTRATÉGIAS LÚDICAS COMO UMA FERRAMENTA EFICAZ NO APRIMORAMENTO DO PROCESSO EDUCACIONAL NAS ETAPAS INICIAIS.