O presente relato de experiência descreve as contribuições do Programa de Residência Pedagógica no trabalho com a leitura literária em uma turma do 2º ano do ensino fundamental, com estudantes em processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) em diferentes níveis de escrita. Para tanto, desenvolvemos estudos teóricos sobre a aprendizagem da escrita e da leitura, na perspectiva do alfabetizar letrando. Os dados foram produzidos por meio de observações participantes desenvolvidas nas aulas da referida turma pelas autoras, que foram registradas em relatórios diários para posterior análise. Como principais resultados obtivemos a inserção da leitura literária na rotina escolar da turma, tanto como leitura deleite quanto como motivação para desenvolvimento de sequências didáticas. Para isso, construímos um Cantinho da Leitura na sala e produzimos Cadernos de Leitura e de Produção de Textos com as crianças. Destacamos, ainda, a importância do trabalho desenvolvido para desenvolver o interesse das crianças pela leitura literária e habilidades necessárias para a formação de escritores e leitores críticos e autônomos.