Este relato de experiência trata sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente o subprojeto de Educação Física e Pedagogia, intitulado "Práxis educativa e cultura corporal: formação humana, trabalho docente e fortalecimento da relação Universidade-Escola pública". Esse subprojeto é desenvolvido na Universidade Federal do Pará, em colaboração com a Escola de Aplicação (EAUFPA) da mesma instituição. Seu principal objetivo é proporcionar experiências críticas que auxiliem os alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação Física a construírem sua identidade docente. Isso é feito através da integração da teoria com a prática, envolvendo o trabalho docente nas escolas públicas da Amazônia paraense. O subprojeto baseia-se nas ideias de Paulo Freire e na abordagem crítico-superadora como referências formativas para a constituição da práxis educativa. Enfatiza o diálogo entre a prática educativa, a cultura corporal, a formação humana, o trabalho docente e a relação entre a universidade e a escola pública. Essa iniciativa visa construir um projeto de formação com foco no trabalho educativo como um princípio dialógico e formativo. O relato busca compartilhar a construção coletiva que está ocorrendo no núcleo Educação Física e Pedagogia, apresentando alguns aspectos da experiência de formação inicial por meio do PIBID integrado. Esse programa demonstra um compromisso com a promoção de uma formação docente mais abrangente e engajada, que aborda as complexidades e desafios da educação na região da Amazônia paraense.