GRÓLA, Mara Gaspar et al.. Explorando unidades de medida e conversão na eja. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105296>. Acesso em: 23/11/2024 06:25
O texto relata a experiência vivenciada no estágio curricular supervisionado em matemática desenvolvido na Educação de Jovens e Adultos [EJA] a partir da atividade de regência quando se ministrou aulas sobre unidades de medida (de comprimento e capacidade) e conversão. A metodologia utilizada envolveu atividades práticas que permitiram aos alunos compreenderem esses conceitos de forma contextualizada. Os alunos tiveram a oportunidade de medir as dimensões da sala de aula com trena métrica, réguas e barbante, e, discutir sobre as unidades de medida empregadas e acerca de como realizar a conversão. Focou-se também nas medidas de capacidade, com uma atividade prática no laboratório de ciências. Os alunos utilizaram recipientes de diferentes capacidades para entender e praticar a conversão de medidas de capacidade. Os resultados mostraram que abordar a matemática de forma contextualizada e prática envolveu os alunos e aumentou o interesse deles pelo aprendizado. Além disso, objetivamos na prática a importância do estágio curricular supervisionado na EJA, pois permitiu aos futuros professores se aproximarem da realidade docente especialmente ao lidar com um grupo tão diverso quanto aos interesses e a idade dos estudantes.