A presente pesquisa é um relato de uma ação desenvolvida com as turmas de 6° ao 9° anos de uma escola de Ensino Fundamental do município de Crateús (CE), lócus de atuação dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID), vinculados ao subprojeto do curso de Ciências Biológicas. Baseada em uma abordagem qualitativa, a atividade teve a finalidade de proporcionar ao aluno um momento reflexivo quanto à necessidade de repensar sobre as atitudes humanas perante à vida, assim como, ratificar a importância da tomada de decisões baseadas em princípios éticos e morais para a (re)construção de uma sociedade fundamentada em justiça, sustentabilidade e para a paz. A ação foi desenvolvida em três etapas: 1) realização de uma dinâmica para despertar interesse nos alunos às práticas subsequentes; 2) Confecção de cartazes e desenhos sobre o tema: Cultura de Paz nas Escolas; 3) produção de origamis em formato de coração. Em tempos de incertezas, o movimento em prol da "Cultura de Paz" ganhou destaque como uma abordagem eficaz para prevenir e combater a violência escolar, perceptível a partir da efetiva participação e interação entre estudantes e pibidianos.