O presente relato apresenta a experiência de três residentes no Programa Residência Pedagógica - subprojeto Arte, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ao acompanhar e auxiliar as aulas de artes de crianças dos 2º e 4º anos do Ensino Fundamental I em uma escola da rede de ensino municipal de Campinas, apresentando questões encontradas no cotidiano escolar. Destaca o desenvolvimento de duas atividades aplicadas no primeiro semestre de 2023 e que possuem como tema a cultura popular brasileira, sendo a história do “Boi falô”, pertencente à lenda regional de Barão Geraldo e Campinas, relacionada à questões históricas raciais, e a “Catira”, dança folclórica caipira que utiliza o instrumento da viola, palmas e “pisadas”. Coloca-se em evidência as diferenças, comportamentais e de personalidades, entre turmas do mesmo ano ao trabalhar as mesmas atividades e temáticas, e como isso afeta o desenvolvimento da metodologia de trabalho do professor, fazendo-o adaptar os objetivos das atividades para cada turma. Leva em consideração o ensino multicultural transposto às aulas de artes possibilitando uma formação mais abrangente que engloba as múltiplas culturas existentes na sociedade proporcionando um reconhecimento e respeito mútuo sobre as diferenças e a uma melhor percepção das similaridades.