O presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas escritas nos relatórios parciais (2022-2023) do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Professor Possidônio Queiroz, abordando os desafios na formação docente, processos de imposição, autorias pedagógicas rumo ao construto da autonomia docente durante o desenvolvimento das atividades do PRP/UESPI/Oeiras, ressaltando problemáticas encontradas na formação inicial de professores e nas escolas campo do programa. As problemáticas resultaram em indagações por parte das participantes do programa, que por sua vez construíram reflexões sobre a falta de autonomia dos docentes e a importância de uma formação crítico-reflexiva. Como resultado da pesquisa, compreendemos que o PRP/UESPI tem contribuído com a formação docente crítico-reflexiva, todavia apresenta contradições entre o que é proclamado e o vivido, visto que há uma defesa em torno da renovação metodológica, mas encontra-se em espaços com poderes centralizados, limitando o construto da autonomia docente.