A ambiência escolar corresponde à forma com que nos relacionamos à escola usando nossos sentidos, criando uma perspectiva de aprendizado. Embora negligenciada a maioria das vezes pelos educadores é um fator importante a ser analisado em detrimento da organização pedagógica. O foco do presente trabalho foi propor um protocolo de análise de ambiência para escolas públicas o qual pode ser utilizado em todas as instâncias escolares, com as referidas adaptações em suporte ao processo de imersão de licenciados no contexto escolar. O estudo foi desenvolvido em quatro etapas: (I) Identificação das variáveis organizacionais de uma escola; (II) Pesquisa bibliográfica de apoio; (III) Produção de formulário de avaliação qualitativa; (IV) Adaptação das variáveis categóricas para variáveis discretas para criação de um padrão de desempenho que possa ser quantificado; (V) Identificação dos pontos vulneráveis de ambiência escolar e representação gráfica do desempenho. Espera-se que a identificação das variáveis descritas no protocolo possa auxiliar na resolução de alguns problemas que podem ser contornados com ações simples que envolvem a aptidão escolar já existente.