O Programa Residência Pedagógica, subnúcleo de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), realiza suas atividades em três escolas do município, atuando e exercendo diversas atividades voltadas para a formação inicial de professores. Dentre as atividades realizadas no ambiente escolar, o caderno de campo e narrativas autobiográficas são ferramentas utilizadas pelos licenciandos, com a finalidade de registrar o cotidiano escolar. Esse relato de experiência tem o objetivo de evidenciar a importância da utilização do caderno de campo e das narrativas autobiográficas no processo de formação inicial de professores. Por meio de uma análise documental, foi realizada uma leitura reflexiva do caderno de campo e das narrativas autobiográficas confeccionadas pelo estagiário/residente durante a realização dos estágios supervisionados no ensino de Ciências e de Biologia. Após uma leitura crítica do material, percebeu-se que apresenta um grande potencial para a utilização de futuros planejamentos de aulas, atividades e regências, além de proporcionar reflexões acerca da metodologia aplicada, sendo um material importante para exercer a futura profissão docente dentro de sala de aula.