O artigo relata experiências didáticas nas aulas de Sociologia, com estudantes do Ensino Médio, inspiradas no Teatro-Imagem de Augusto Boal (2009) em diálogo com Metodologias Ativas. A partir de uma dinamização proposta para a técnica do Teatro do Oprimido, os autores propuseram experimentar diferentes recursos para a integração dos corpos dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, além da construção de um espaço seguro, sob a perspectiva do brincar, para as vivências em sala de aula. O diálogo para abordagem do currículo escolar, fundamentada na BNCC, partiu das compreensões dos estudantes e de seus saberes prévios sobre a temática proposta, ofertando-lhes espaço de manifestação e escuta. As diferentes formas de expressão e comunicação apresentadas pelos jovens educandos mostraram pluralidade de linguagens, potencialidades de afetos e a legitimação da escola como espaço sociocultural, promovendo aos professores o desafio da retomada da curiosidade, a criação de estímulos e a construção de espaços seguros para expressão e comunicação.