Este estudo buscou apresentar reflexões sobre a área da alfabetização, partindo de memórias sobre meu processo de alfabetização, em articulação com as atividades desenvolvidas no Programa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID Alfabetização do curso de Pedagogia da UFJF, foi estruturado em 3 fases: na primeira buscamos conhecer a proposta do programa, estabelecer relações com as supervisoras, responsáveis pelas atividades desenvolvidas nas escolas, em um momento atípico, desencadeado pela pandemia de COVID, que impôs a suspensão das aulas presenciais; no segundo ciclo tivemos a oportunidade de conhecer e aprofundar nosso referencial teórico através de debates sistematizados com a obra “Alfaletrar” de Magda Soares e com a obra “Sistema de Escrita Alfabética” de Artur Gomes de Morais, no terceiro e último ciclo, buscamos desenvolver atividades práticas e sequências didáticas, guiados pelos conhecimentos teóricos adquiridos. Este relato de experiência, demonstra a potencialidade do processo formativo, através das vivências proporcionadas durante o PIBID em tempos de pandemia.