Este resumo aborda a análise do desenvolvimento e aplicação de um experimento com materiais alternativos, especificamente a "escala de pH utilizando solução de repolho roxo", em uma Escola Pública Estadual no município de Aracruz - Espírito Santo. Atividade esta, realizada pelos bolsistas do Programa Residência Pedagógica . O principal objetivo é examinar o uso de abordagens práticas e não convencionais no ensino de química em escolas públicas. Tal prática tem a capacidade de tornar o aprendizado mais simples e interativo, aumentando o envolvimento dos estudantes. Dessa maneira, os resultados apontam que o uso de materiais de fácil acesso em experimentos pode ser uma tática eficiente para ampliar a compreensão dos princípios químicos e estimular um maior interesse na matéria entre os alunos. A adoção de tais práticas alternativas pode promover uma transformação na forma como a educação é ministrada, tornando o aprendizado mais significativo e interessante para os estudantes. O resumo termina enfatizando a importância de realizar mais estudos nessa área para entender melhor a influência de métodos de ensino não convencionais, como experimentos práticos, na educação científica.