O presente trabalho tem como objetivo apresentar um mapeamento da produção acadêmica brasileira sobre experimentação problematizadora no período de 2010 a 2023. Este trabalho está vinculado às atividades do Subprojeto PIBID-Química do Instituto Federal Goiano Campus Iporá, que tem entre suas frentes o estudo de Atividades Experimentais para o Ensino de Química. O mapeamento foi realizado a partir de cinco etapas: 1) Definição das do intervalo temporal e das palavras-chaves; 2) Definição da plataforma de busca; 3) Identificação dos textos pré-selecionados; 4) Delimitação do corpus da pesquisa; 5) Leitura dos artigos e interpretação dos resultados. Os resultados são apresentados em duas categorias: a) Caracterização geral e descrição dos trabalhos; b) Principais referenciais adotados pelos trabalhos para falar de experimentação problematizadora. Eles apontam para poucos trabalhos desenvolvidos no Ensino Superior, entre os temas mais utilizados estão funções inorgânicas e preparo de indicador ácido-base. As obras mais citadas para se referir à experimentação problematizadora são: Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências e, Ensino de Ciências: fundamentos e métodos.