O cenário educacional no Brasil tem sido alvo de preocupação e debate há décadas. Uma série de fatores interconectados influenciam diretamente a capacidade dos alunos de compreender, refletir e expressar conhecimentos de maneira satisfatória. Questões estruturais, socioeconômicas e pedagógicas afetam profundamente o sistema educacional do país. Entre os desafios de aprendizado estão a falta de recursos didáticos atualizados, e um currículo descontextualizado. Além disso, a escola não proporciona um ambiente estimulante, prejudicando a motivação dos alunos e impactando diretamente no ensino e aprendizagem. O presente relato aborda de forma descritiva e reflexiva uma atividade realizada no Programa Residência Pedagógica, focada em explorar a performance dos alunos na transcrição dos conhecimentos adquiridos ao desenvolverem uma resposta dissertativa sobre células, composição dos seres vivos e origem da vida. Analisamos as respostas dos alunos, destacando suas compreensões e dificuldades. Os resultados mostraram uma gama de entendimentos e equívocos com lacunas conceituais. A análise geral das respostas revelou um panorama único sobre a organização e expressão dos conhecimentos através da escrita. Diante disso, destacou-se a importância de abordagens de ensino flexíveis e adaptadas, proporcionando aos alunos aprendizado significativo e confiança na expressão do conhecimento, enfatizando que a conexão entre o que é ensinado e a experiência do aluno torna-se crucial para manter a relevância e motivação. Portanto, entendemos que a educação no Brasil deve evoluir com estratégias interdisciplinares, integrando aprendizados, porém o sucesso exige colaboração entre escola, educadores e alunos, buscando uma abordagem holística relacionando o aprendizado ao contexto da comunidade escolar.