O presente artigo tem como finalidade apresentar as representações de gênero na literatura infantil, tendo como objetivo demonstrar que esta mesma literatura pode favorecer a desconstrução de preconceitos com relação à questão de gênero. Defende-se que tendo a literatura um aspecto social, os valores nela apresentados podem modificar o comportamento infantil, uma vez que, a mesma enquanto elemento formador pode se tornar agente no enfretamento e combate as discriminações presentes na sociedade, no âmbito escolar e muitas vezes ainda reproduzidos na prática educativa pelos professores. O referencial teórico-metodológico utilizou-se da pesquisa bibliográfica por meio da leitura de autores como ABRAMOVITCH (1989), COELHO (2000) e ZILBERMAN (2003). Tais referências apontam que a literatura infantil mostra de modo figurado acontecimentos importantes presentes na nossa história, desenvolvendo na criança o senso crítico, imaginação, emoções, dentre outros. Por fim, realizou-se uma investigação sobre a relação de gênero na literatura infantil, no qual evidenciam-se que as histórias tanto podem construir e reforçar desigualdades de gênero quanto são capazes de desconstruir estas mesmas desigualdades, visto que, a literatura possibilita a criança compreender o que está a sua volta, proporcionando novas experiências, resultando no respeito à diversidade seja de gênero, etnia ou cultura.