O presente texto objetiva apresentar as reflexões acerca a formação de professores surdos na contemporaneidade. No âmbito da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -Pibid tem como característica a organização de ações educativas que agregam qualidade ao currículo formativo dos licenciandos de diferentes áreas. A formação de professores surdos tem sido assegurada no Pibid, visto que tem é possibilitado, institucionalmente, o apoio pedagógico especializado para estudantes com essa necessidade específica. Diante disso, pensar na formação de surdos educadores a partir dessa concepção é salutar para que a qualificação destes ocorra absolutamente, uma vez que, esta realidade encontra-se imersa nessa conjuntura de uma educação inclusiva que prepare os alunos para o exercício crítico e reflexivo do trabalho em sociedade como para o desenvolvimento cognitivo e profissional. Por tanto compreender sobre a importância da formação em curso de licenciatura, de pessoa surda, é fundamental, pois requer um ambiente acadêmico que envolva o aspecto pedagógico e social para a vivência de experiências, em um contexto que garanta à pessoa surda a possibilidade de pleno desenvolvimento profissional, assim garantindo o respeito à sua diferença linguística e o resgate de toda a sua historicidade.