A presente comunicação tem como objetivo apresentar resultados do projeto de pesquisa “Análises teórica-metodológicas de Projetos Políticos Pedagógicos de escolas de ensino fundamental: etnografia das representações e do lugar da diversidade na escola”, desenvolvido na Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Marajó-Breves, no período de agosto a dezembro de 2019. A pesquisa centrou-se na abordagem qualitativa. Para os procedimentos técnicos, a pesquisa documental. O objetivo geral foi analisar teórica e metodologicamente Projetos Políticos Pedagógicos de escolas de ensino fundamental, as representações e o lugar que ocupam em seus currículos a diversidade étnica e de gênero. Os resultados indicaram que a diversidade e a inclusão aparecem nos documentos como possibilidade para o debate nas unidades de ensino; entretanto, a diversidade encontra-se representada restritamente pelas pessoas com deficiência, justificando-se como marco teórico, a Política Nacional de Educação Especial, embora os projetos afirmem em seus escritos, que os sistemas de ensino continuam excluindo pessoas e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da sociedade. Não foram encontradas ações para o debate de outras formas de diversidade presentes no cotidiano escolar, a exemplo das étnicas e de gênero. Ou seja, os projetos não apresentam possibilidades para afirmação de outras identidades na escola, o que reverbera e contribui para a exclusão daqueles e daquelas que se encontram fora dos “padrões” estabelecidos cultural e socialmente.