Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A LUDICIDADE COMO UMA ESTRATÉGIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105286
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 3020
    "inscrito_id" => 10018
    "titulo" => "A LUDICIDADE COMO UMA ESTRATÉGIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "O presente artigo consiste em discorrer sobre experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica durante o estágio de docência da educação infantil em uma creche municipal, localizada na cidade de Santana do Ipanema/Alagoas, com crianças oriundas da turma do pré-escolar II. As intervenções enfocaram a ludicidade em sala de aula com o intuito de contribuir com o desenvolvimento da habilidade de escuta dos estudantes e facilitar o processo de ensino e de aprendizagem. O processo metodológico consistiu em uma pesquisa de campo com vinte e quatro crianças na faixa etária de 05 anos. Para a coleta de dados foi utilizado a observação sistemática, o diário de campo, registros reflexivos e fotográficos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que ao proporcionar atividades lúdicas durante as regências permitiu que as crianças se tornassem protagonistas do seu processo de aprendizagem, bem como ressignificação das práticas docentes, contribuindo para uma aprendizagem significativa e prazerosa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID10018_TB3020_24112023200929.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA DO NASCIMENTO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renata.silva4@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105286
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 3020
    "inscrito_id" => 10018
    "titulo" => "A LUDICIDADE COMO UMA ESTRATÉGIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "O presente artigo consiste em discorrer sobre experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica durante o estágio de docência da educação infantil em uma creche municipal, localizada na cidade de Santana do Ipanema/Alagoas, com crianças oriundas da turma do pré-escolar II. As intervenções enfocaram a ludicidade em sala de aula com o intuito de contribuir com o desenvolvimento da habilidade de escuta dos estudantes e facilitar o processo de ensino e de aprendizagem. O processo metodológico consistiu em uma pesquisa de campo com vinte e quatro crianças na faixa etária de 05 anos. Para a coleta de dados foi utilizado a observação sistemática, o diário de campo, registros reflexivos e fotográficos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que ao proporcionar atividades lúdicas durante as regências permitiu que as crianças se tornassem protagonistas do seu processo de aprendizagem, bem como ressignificação das práticas docentes, contribuindo para uma aprendizagem significativa e prazerosa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID10018_TB3020_24112023200929.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA DO NASCIMENTO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renata.silva4@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente artigo consiste em discorrer sobre experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica durante o estágio de docência da educação infantil em uma creche municipal, localizada na cidade de Santana do Ipanema/Alagoas, com crianças oriundas da turma do pré-escolar II. As intervenções enfocaram a ludicidade em sala de aula com o intuito de contribuir com o desenvolvimento da habilidade de escuta dos estudantes e facilitar o processo de ensino e de aprendizagem. O processo metodológico consistiu em uma pesquisa de campo com vinte e quatro crianças na faixa etária de 05 anos. Para a coleta de dados foi utilizado a observação sistemática, o diário de campo, registros reflexivos e fotográficos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que ao proporcionar atividades lúdicas durante as regências permitiu que as crianças se tornassem protagonistas do seu processo de aprendizagem, bem como ressignificação das práticas docentes, contribuindo para uma aprendizagem significativa e prazerosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.