A presente pesquisa evidencia o quanto a educação se torna um aliado na vida dos encarcerados, transformando-os em pessoas melhores. Um estudo bibliográfico, realizado a partir da revisão de literatura e reflexão a respeito da educação no cárcere como meio de ressocialização dos egressos. A luz de autores como Dayan (2012), Freire (1967 e 2000), Silveira (2013), Nunes (2018) e sob uma análise de natureza qualitativa. Além disso, foram realizadas pesquisas documentais em site de órgãos oficiais como o Relatório de Informações Penais (RELIPEN), a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Lei de execução Penal (LEP) e a Constituição Federal Brasileira (1988), com intuito de intensificar o conhecimento sobre a relevância da educação como direito de todos, inclusive das pessoas encarceradas. Tessituras que permitem afirmar que a educação deve ser garantida como direito e instrumento e é capaz de promover mudanças positivas na vida das pessoas encarceradas possibilitando o esperançar para uma vida nova. Palavras Chave: Educação, Sistema Penitenciário, Direito .