Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPLORANDO O AMBIENTE ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO DO IFAL CAMPUS PENEDO SOB O OLHAR DOS BOLSISTAS PIBID DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103015
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 404
    "inscrito_id" => 3077
    "titulo" => "EXPLORANDO O AMBIENTE ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO DO IFAL CAMPUS PENEDO SOB O OLHAR DOS BOLSISTAS PIBID DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência trata-se de uma ação de incentivo e valorização do magistério e de aperfeiçoamento do processo de formação dos docentes para a educação básica. O programa contribui na aproximação entre universidade e escola integrando teoria com a prática. Este trabalho visa relatar o contato inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas polo Penedo/AL com o ambiente escolar. Durante os dois primeiros meses, discutiu-se artigos científicos voltados à formação docente, profissional e continuada; além da integração dos conhecimentos empíricos por meio de uma caracterização da escola campo. O local de estudo foi o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Penedo e para a coleta de dados foi utilizado um roteiro pré-definido. Entrevistas presenciais foram feitas com os responsáveis pelos diferentes setores da escola; e formulários de preenchimento autônomo foram disponibilizados para participação dos alunos. A escola funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno ofertando o nível profissional (nas modalidades técnica de nível médio, subsequente e superior) e apresentou 415 alunos matriculados em 2023. A infraestrutura da escola no geral é boa, no entanto, faltam locais mais diversificados para a prática esportiva. Com relação a disciplina de Biologia, a maior parte dos alunos declarou gostar dos conteúdos abordados nas aulas, mas apontaram dificuldades na assimilação de termos específicos de alguns assuntos. As experiências advindas do PIBID estão contribuindo na formação crítica e analítica dos bolsistas e na aproximação com a rotina escolar, possibilitando uma familiarização com o seu futuro ambiente de trabalho."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3077_TB404_30082023111649.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA FABIANA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "KARLA"
    "autor_email" => "kff2@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103015
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 404
    "inscrito_id" => 3077
    "titulo" => "EXPLORANDO O AMBIENTE ESCOLAR: CARACTERIZAÇÃO DO IFAL CAMPUS PENEDO SOB O OLHAR DOS BOLSISTAS PIBID DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência trata-se de uma ação de incentivo e valorização do magistério e de aperfeiçoamento do processo de formação dos docentes para a educação básica. O programa contribui na aproximação entre universidade e escola integrando teoria com a prática. Este trabalho visa relatar o contato inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas polo Penedo/AL com o ambiente escolar. Durante os dois primeiros meses, discutiu-se artigos científicos voltados à formação docente, profissional e continuada; além da integração dos conhecimentos empíricos por meio de uma caracterização da escola campo. O local de estudo foi o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Penedo e para a coleta de dados foi utilizado um roteiro pré-definido. Entrevistas presenciais foram feitas com os responsáveis pelos diferentes setores da escola; e formulários de preenchimento autônomo foram disponibilizados para participação dos alunos. A escola funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno ofertando o nível profissional (nas modalidades técnica de nível médio, subsequente e superior) e apresentou 415 alunos matriculados em 2023. A infraestrutura da escola no geral é boa, no entanto, faltam locais mais diversificados para a prática esportiva. Com relação a disciplina de Biologia, a maior parte dos alunos declarou gostar dos conteúdos abordados nas aulas, mas apontaram dificuldades na assimilação de termos específicos de alguns assuntos. As experiências advindas do PIBID estão contribuindo na formação crítica e analítica dos bolsistas e na aproximação com a rotina escolar, possibilitando uma familiarização com o seu futuro ambiente de trabalho."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3077_TB404_30082023111649.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA FABIANA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "KARLA"
    "autor_email" => "kff2@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência trata-se de uma ação de incentivo e valorização do magistério e de aperfeiçoamento do processo de formação dos docentes para a educação básica. O programa contribui na aproximação entre universidade e escola integrando teoria com a prática. Este trabalho visa relatar o contato inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas polo Penedo/AL com o ambiente escolar. Durante os dois primeiros meses, discutiu-se artigos científicos voltados à formação docente, profissional e continuada; além da integração dos conhecimentos empíricos por meio de uma caracterização da escola campo. O local de estudo foi o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Penedo e para a coleta de dados foi utilizado um roteiro pré-definido. Entrevistas presenciais foram feitas com os responsáveis pelos diferentes setores da escola; e formulários de preenchimento autônomo foram disponibilizados para participação dos alunos. A escola funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno ofertando o nível profissional (nas modalidades técnica de nível médio, subsequente e superior) e apresentou 415 alunos matriculados em 2023. A infraestrutura da escola no geral é boa, no entanto, faltam locais mais diversificados para a prática esportiva. Com relação a disciplina de Biologia, a maior parte dos alunos declarou gostar dos conteúdos abordados nas aulas, mas apontaram dificuldades na assimilação de termos específicos de alguns assuntos. As experiências advindas do PIBID estão contribuindo na formação crítica e analítica dos bolsistas e na aproximação com a rotina escolar, possibilitando uma familiarização com o seu futuro ambiente de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.