O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência trata-se de uma ação de incentivo e valorização do magistério e de aperfeiçoamento do processo de formação dos docentes para a educação básica. O programa contribui na aproximação entre universidade e escola integrando teoria com a prática. Este trabalho visa relatar o contato inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas polo Penedo/AL com o ambiente escolar. Durante os dois primeiros meses, discutiu-se artigos científicos voltados à formação docente, profissional e continuada; além da integração dos conhecimentos empíricos por meio de uma caracterização da escola campo. O local de estudo foi o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Penedo e para a coleta de dados foi utilizado um roteiro pré-definido. Entrevistas presenciais foram feitas com os responsáveis pelos diferentes setores da escola; e formulários de preenchimento autônomo foram disponibilizados para participação dos alunos. A escola funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno ofertando o nível profissional (nas modalidades técnica de nível médio, subsequente e superior) e apresentou 415 alunos matriculados em 2023. A infraestrutura da escola no geral é boa, no entanto, faltam locais mais diversificados para a prática esportiva. Com relação a disciplina de Biologia, a maior parte dos alunos declarou gostar dos conteúdos abordados nas aulas, mas apontaram dificuldades na assimilação de termos específicos de alguns assuntos. As experiências advindas do PIBID estão contribuindo na formação crítica e analítica dos bolsistas e na aproximação com a rotina escolar, possibilitando uma familiarização com o seu futuro ambiente de trabalho.