O referido objeto terá a proposta de desenvolver um estudo sobre o método da leitura social como uma prática pedagógica que incentiva o processo leitor e protagonista dos estudantes do Ensino Infantil, dos anos iniciais, do Fundamental I, tendo em vista que é através do ato de ler que o indivíduo consegue ampliar o seu entendimento do mundo, a autonomia, a imaginação, a consciência e emancipação. Assim, o objetivo da pesquisa é de refletir que a leitura não pode ficar somente nas escolas e nas salas, mas que o hábito de ler é também uma prática dentro de casa, nas ruas, nos bairros, nas praças e em todos os lugares da sociedade. O procedimento metodológico tem como base a revisão bibliográfica de literaturas especializadas, como artigos, teses, monografias e livros, tais como: Bajard (1994); Calais (2013); Ferreira (2003); Fonseca (2013); Kellian (2012); Silva (2003); Solé (1998); Pinheiro (2012); Teberosky (2003). As crianças que têm contato com os livros é um elemento que ajuda no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual, que melhora a interação com as histórias e aumenta vocábulo com as pessoas ao redor, tanto na compreensão de mundo quanto no rendimento escolar. Os mediadores podem ser tantos os pais lendo junto com os filhos em caso como os professores estão todos os dias acompanhando o desenvolvimento de cada aluno, que analisa as dificuldades e as necessidades dos estudantes, devendo escolher livros apropriados para a idade da criança e criar uma rotina para que possa obter o protagonismo leitor.