O estudo em questão busca investigar o conhecimento que os alunos do ensino fundamental possuem em relação aos métodos contraceptivos. O foco da pesquisa está na análise da familiaridade dos alunos de uma escola pública de uma cidade histórica do interior de Minas Gerais, de hábitos conservadores e religiosos, sobre os métodos contraceptivos. Sendo assim, para realizar tal objetivo, foi conduzido um estudo de caso exploratório com abordagem qualitativa. A coleta de dados envolveu questionários e desenhos dos alunos do nono ano do ensino fundamental, a maioria dos quais pertencem à zona rural da localidade. Os primeiros resultados mostraram um cenário preocupante, pois os estudantes possuíam um conhecimento limitado sobre métodos contraceptivos. A falta de conhecimento pode ser atribuída à ausência de educação sexual no ambiente escolar e de informação sobre o tema em casa. Um marco do estudo foi uma aula sobre os métodos contraceptivos, por meio da qual os alunos tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento mais sólido e esclarecedor sobre o tema. Os resultados dos questionários aplicados após a aula apontaram uma melhoria significativa na compreensão e consciência dos alunos em relação aos métodos contraceptivos, reforçando a importância da abordagem deste tema na escola.