Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRECARIEDADE E EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103774
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1302
    "inscrito_id" => 7475
    "titulo" => "PRECARIEDADE E EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "O presente artigo trata-se de um relato de experiência de quatro bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP) em Artes Visuais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que atuam em três diferentes instituições escolares da rede pública carioca, localizadas na Zona Norte, Centro e Zona Oeste da cidade. Em contato direto com as escolas, foi observado o quanto a precariedade - em inúmeros sentidos - é característica marcante do cotidiano dessas instituições. Precariedades que culminaram na greve de professores e funcionários da rede estadual do Rio de Janeiro, que mudou o curso de todo o ano letivo. Apoiadas em considerações de Judith Butler e bell hocks, refletimos criticamente sobre o que observamos e discutimos alternativas. Como resultado, temos um estudo que busca discutir o fazer educacional mediante a precariedade, baseado na experiência in loco da realidade docente pelos residentes, que se soma a impressões trazidas pelos professores preceptores do projeto."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7475_TB1302_04092023202257.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA CAETANO ALMEIDA LETHBRIDGE"
    "autor_nome_curto" => "LAURA"
    "autor_email" => "lauraalethbridge@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103774
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1302
    "inscrito_id" => 7475
    "titulo" => "PRECARIEDADE E EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "O presente artigo trata-se de um relato de experiência de quatro bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP) em Artes Visuais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que atuam em três diferentes instituições escolares da rede pública carioca, localizadas na Zona Norte, Centro e Zona Oeste da cidade. Em contato direto com as escolas, foi observado o quanto a precariedade - em inúmeros sentidos - é característica marcante do cotidiano dessas instituições. Precariedades que culminaram na greve de professores e funcionários da rede estadual do Rio de Janeiro, que mudou o curso de todo o ano letivo. Apoiadas em considerações de Judith Butler e bell hocks, refletimos criticamente sobre o que observamos e discutimos alternativas. Como resultado, temos um estudo que busca discutir o fazer educacional mediante a precariedade, baseado na experiência in loco da realidade docente pelos residentes, que se soma a impressões trazidas pelos professores preceptores do projeto."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7475_TB1302_04092023202257.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA CAETANO ALMEIDA LETHBRIDGE"
    "autor_nome_curto" => "LAURA"
    "autor_email" => "lauraalethbridge@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência de quatro bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP) em Artes Visuais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que atuam em três diferentes instituições escolares da rede pública carioca, localizadas na Zona Norte, Centro e Zona Oeste da cidade. Em contato direto com as escolas, foi observado o quanto a precariedade - em inúmeros sentidos - é característica marcante do cotidiano dessas instituições. Precariedades que culminaram na greve de professores e funcionários da rede estadual do Rio de Janeiro, que mudou o curso de todo o ano letivo. Apoiadas em considerações de Judith Butler e bell hocks, refletimos criticamente sobre o que observamos e discutimos alternativas. Como resultado, temos um estudo que busca discutir o fazer educacional mediante a precariedade, baseado na experiência in loco da realidade docente pelos residentes, que se soma a impressões trazidas pelos professores preceptores do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.