Este relato é parte de experiência vivenciada no Projeto Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Iguaçu e retrata um recorte implementado na escola-campo Escola Municipal Dr Paul Harris em Nova Iguaçu (RJ) intitulado Alfabetização Fundamentada na Consciência Fonológica, no período novembro de 2022 a 2023 de julho, com turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Relatamos o envolvimento dos alunos nas atividades propostas na avaliação do comportamento lúdico, adaptadas às necessidades de cada um, pois realizamos um atendimento particularizado com aqueles que incluídos por alguma necessidade especial/deficiência. Iniciamos, após a capacitação com a preceptora, a formação para implementação do mesmo orientando os residentes de que a consciência fonológica é um importante processo cognitivo que envolve a habilidade de perceber, segmentar e manipular os sons da fala sendo essa habilidade fundamental para o desenvolvimento da leitura e da escrita, uma vez que o sistema simbólico representa os sons da fala. No entanto, muitos alunos com atendimentos particularizados, apresentam dificuldades no desenvolvimento da consciência fonológica, daí ter sido fundamental estimular essas habilidades, a fim de que possam avançar na aprendizagem promovendo uma base sólida para viver em sociedade. Ousamos afirmar que ao longo dessa trajetória identificamos o quanto a alfabetização fundamentada na consciência fonológica é eficaz, utilizando as atividades lúdicas e contextualizada, despertando o interesse das crianças pelo mundo da leitura e da escrita sendo gratificante observar o progresso dos alunos, aumento de confiança e autonomia, reforçando a importância de práticas pedagógicas embasadas em evidências, capazes de promover um aprendizado significativo.