Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TRIGONOMETRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103851
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1392
    "inscrito_id" => 6564
    "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TRIGONOMETRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é descrever uma sequência didático-pedagógica para ensinar Trigonometria, analisando a importância da História da Matemática para melhorar a aprendizagem de conceitos matemáticos. Para isso, descreve-se uma sequência de atividades desenvolvidas durante quatro aulas da disciplina de Matemática, ministradas em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Cacimbinhas, Alagoas, Brasil. Para desenvolver este trabalho, dividiu-se o objeto do conhecimento em duas partes: Trigonometria no triângulo retângulo e Trigonometria na circunferência. Em ambas as partes foram elaboradas atividades voltadas para o ensino de Trigonometria com História da Matemática. Os resultados indicam que os alunos puderam compreender que a Trigonometria, como qualquer conceito matemático, é uma construção histórica e possui aplicações indispensáveis à nossa sociedade. Por outro lado, os alunos apresentaram dificuldades na resolução de problemas que envolvem simples operações, embora demonstraram compreender melhor alguns conceitos trigonométricos, sobretudo como uma construção histórica necessária a vários artefatos atuais e aplicada a várias áreas do saber."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6564_TB1392_16112023143605.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALICE BEZERRA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ALICE"
    "autor_email" => "maria.leite.2022@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103851
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1392
    "inscrito_id" => 6564
    "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TRIGONOMETRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é descrever uma sequência didático-pedagógica para ensinar Trigonometria, analisando a importância da História da Matemática para melhorar a aprendizagem de conceitos matemáticos. Para isso, descreve-se uma sequência de atividades desenvolvidas durante quatro aulas da disciplina de Matemática, ministradas em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Cacimbinhas, Alagoas, Brasil. Para desenvolver este trabalho, dividiu-se o objeto do conhecimento em duas partes: Trigonometria no triângulo retângulo e Trigonometria na circunferência. Em ambas as partes foram elaboradas atividades voltadas para o ensino de Trigonometria com História da Matemática. Os resultados indicam que os alunos puderam compreender que a Trigonometria, como qualquer conceito matemático, é uma construção histórica e possui aplicações indispensáveis à nossa sociedade. Por outro lado, os alunos apresentaram dificuldades na resolução de problemas que envolvem simples operações, embora demonstraram compreender melhor alguns conceitos trigonométricos, sobretudo como uma construção histórica necessária a vários artefatos atuais e aplicada a várias áreas do saber."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6564_TB1392_16112023143605.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALICE BEZERRA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ALICE"
    "autor_email" => "maria.leite.2022@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever uma sequência didático-pedagógica para ensinar Trigonometria, analisando a importância da História da Matemática para melhorar a aprendizagem de conceitos matemáticos. Para isso, descreve-se uma sequência de atividades desenvolvidas durante quatro aulas da disciplina de Matemática, ministradas em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Cacimbinhas, Alagoas, Brasil. Para desenvolver este trabalho, dividiu-se o objeto do conhecimento em duas partes: Trigonometria no triângulo retângulo e Trigonometria na circunferência. Em ambas as partes foram elaboradas atividades voltadas para o ensino de Trigonometria com História da Matemática. Os resultados indicam que os alunos puderam compreender que a Trigonometria, como qualquer conceito matemático, é uma construção histórica e possui aplicações indispensáveis à nossa sociedade. Por outro lado, os alunos apresentaram dificuldades na resolução de problemas que envolvem simples operações, embora demonstraram compreender melhor alguns conceitos trigonométricos, sobretudo como uma construção histórica necessária a vários artefatos atuais e aplicada a várias áreas do saber.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.