O objetivo deste trabalho é descrever uma sequência didático-pedagógica para ensinar Trigonometria, analisando a importância da História da Matemática para melhorar a aprendizagem de conceitos matemáticos. Para isso, descreve-se uma sequência de atividades desenvolvidas durante quatro aulas da disciplina de Matemática, ministradas em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Cacimbinhas, Alagoas, Brasil. Para desenvolver este trabalho, dividiu-se o objeto do conhecimento em duas partes: Trigonometria no triângulo retângulo e Trigonometria na circunferência. Em ambas as partes foram elaboradas atividades voltadas para o ensino de Trigonometria com História da Matemática. Os resultados indicam que os alunos puderam compreender que a Trigonometria, como qualquer conceito matemático, é uma construção histórica e possui aplicações indispensáveis à nossa sociedade. Por outro lado, os alunos apresentaram dificuldades na resolução de problemas que envolvem simples operações, embora demonstraram compreender melhor alguns conceitos trigonométricos, sobretudo como uma construção histórica necessária a vários artefatos atuais e aplicada a várias áreas do saber.