O estágio curricular na formação de professores concede aos estudantes a oportunidade de conhecerem os desafios da prática profissional, as condições de trabalho futuro e as possibilidades de aprender sobre a docência no seu efetivo exercício, sob a mediação e supervisão de formadores (professores universitários), de co-formadores (professores das escolas da Educação Básica) e de instituições responsáveis por prover a formação de professores. Nestas circunstâncias, este estudo teve como objetivo geral avaliar o efeito de ações formativas no campo do estágio, frente aos conhecimentos e competências adquiridas pelos estagiários do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), para o ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental. O processo investigativo envolveu a realização inicial de um diagnóstico, por meio de entrevistas semiestruturadas, que balizaram a elaboração de oficinas formativas sobre temas ligados à docência, que sob formatos diversificados e pautadas no compromisso com a formação interpares, visou a diminuição da insegurança dos estagiários e a apropriação de formas inovadoras de ensinar, com o propósito de superar as práticas tradicionalmente conhecidas no ensino de Ciências Naturais. Como resultado do que fora observado e registrado pela investigadora, no período de regência, os estagiários revelaram dificuldades para ensinar Ciências aos alunos do nível Fundamental, devido à falta de um arcabouço teórico-prático, que deveria ser construído pelos estagiários desde o início do seu curso de graduação na universidade. Perante esta lacuna formativa, foram levados a reproduzir certas práticas enquadradas como tradicionais no âmbito da docência.