O objetivo do presente trabalho é estabelecer uma relação intrínseca entre o legado intelectual de Lev S. Vygotsky (1896-1934) e o processo de aprendizagem, considerando-o à luz das vivências e do acervo cognitivo do discente a partir da promoção da metodologia ativa Dicumba na Educação Básica. Esse estudo, de abordagem qualitativa, procedimento participante e objetivo descritivo, foi realizado por integrantes do Subprojeto Pibid/química em três turmas do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, capital do Paraná. A constituição dos dados, analisados de forma indutiva, deu-se por meio da intervenção pedagógica em sala via Dicumba e registro no diário de bordo, sendo preciso estudar sobre o tema de interesse do aluno, conhecendo-o mais e organizando o conteúdo de química em um currículo aberto, flexível e a partir do interesse dele. Ao término, percebeu-se que a atividade fez com que a visão do aluno ao estudar ou falar sobre os seus temas de interesse mudasse, conseguindo observar mais afundo o envolvimento da química em seu contexto e em sua cultura, e como a química se relaciona com diferentes questões da sociedade. Esse movimento foi possível porque o professor instigou, orientou e auxiliou o aluno no processo da construção da aprendizagem via Dicumba, estimulando as funcionalidades que se encontravam em estágios iniciais de desenvolvimento, passando por um processo de maturação para se desenvolverem integralmente.