Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O EQUILÍBRIO ENTRE TRABALHO E LAZER NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105174
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2886
    "inscrito_id" => 5773
    "titulo" => "O EQUILÍBRIO ENTRE TRABALHO E LAZER NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Introdução: Este estudo aborda o Lazer e Trabalho no contexto do Ensino Médio, com ênfase nas práticas de lazer dos/as. Foi realizado no decorrer da regência na disciplina de Sociologia, no âmbito do Projeto Interdisciplinar Educação Física e Sociologia. O equilíbrio entre esses dois aspectos é extremamente importante para o desenvolvimento dos/as estudantes, pois afeta tanto o desempenho escolar, o trabalho quanto o bem-estar emocional. O objetivo principal deste estudo é analisar as práticas de lazer dos/as estudantes que as aulas foram ministradas, identificando as preferências e os maiores desafios. Metodologia: Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi realizado um levantamento com estudantes do Ensino Médio de uma escola da zona sul de Uberlândia – Minas Gerais. A pesquisa utilizou perguntas que foram dadas durante duas aulas expositivas sobre Lazer e Trabalho, buscando coletar informações sobre as atividades de lazer dos estudantes, incluindo esportes, hobbies, entretenimento digital, entre outras formas. A relação foi estratificada para representar diferentes perfis de estudantes em termos de envolvimento no mercado de trabalho durante o Ensino Médio. Resultados e Discussão: Os resultados do levantamento indicam que há uma ampla diversidade de práticas de lazer entre os/as alunos/as do Ensino Médio. Muitos/as estudantes relatam envolvimento em atividades que variam desde esportes, leitura, assistir filmes/séries e até jogos eletrônicos. Além disso, o levantamento realizado mostra que alguns estudantes sentem que têm pouco tempo para atividades de lazer, o que afeta sua qualidade de vida, pois precisam equilibrar as demandas escolares com o trabalho. Esses/as discentes relatam que sua atividade de lazer é apenas dormir, o que não é considerado uma prática de lazer e sim uma necessidade biológica. Os resultados são discutidos à luz do referencial teórico, enfatizando a importância do lazer na vida de qualquer pessoa, inclusive de adolescentes e seu papel no desenvolvimento inter e intrapessoal. A discussão também aborda os desafios que surgem quando o trabalho se torna uma demanda significativa durante o Ensino Médio, como a pressão adicional sobre o tempo disponível para o lazer e o impacto potencial no desempenho nos estudos. A partir desses achados, foi conduzida uma discussão com a turma sobre a importância do tempo de lazer e o papel do Estado na promoção de políticas públicas de esporte e lazer. Considerações Finais: Este estudo destaca a complexidade da relação entre lazer e trabalho no Ensino Médio e enfatiza a necessidade de abordagens educacionais que valorizem essa dinâmica. Promover um ambiente escolar que valorize o equilíbrio entre essas dimensões pode ter um impacto positivo na formação educacional, na saúde física e emocional dos/as alunos/as. É imprescindível continuar a pesquisa nesse campo e a implementação de políticas educacionais que apoiem os/as estudantes na busca de uma harmonia entre o trabalho e o lazer durante o Ensino Médio."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5773_TB2886_09102023213314.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANNA ALVES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "JULIANNA"
    "autor_email" => "gugeju@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105174
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2886
    "inscrito_id" => 5773
    "titulo" => "O EQUILÍBRIO ENTRE TRABALHO E LAZER NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Introdução: Este estudo aborda o Lazer e Trabalho no contexto do Ensino Médio, com ênfase nas práticas de lazer dos/as. Foi realizado no decorrer da regência na disciplina de Sociologia, no âmbito do Projeto Interdisciplinar Educação Física e Sociologia. O equilíbrio entre esses dois aspectos é extremamente importante para o desenvolvimento dos/as estudantes, pois afeta tanto o desempenho escolar, o trabalho quanto o bem-estar emocional. O objetivo principal deste estudo é analisar as práticas de lazer dos/as estudantes que as aulas foram ministradas, identificando as preferências e os maiores desafios. Metodologia: Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi realizado um levantamento com estudantes do Ensino Médio de uma escola da zona sul de Uberlândia – Minas Gerais. A pesquisa utilizou perguntas que foram dadas durante duas aulas expositivas sobre Lazer e Trabalho, buscando coletar informações sobre as atividades de lazer dos estudantes, incluindo esportes, hobbies, entretenimento digital, entre outras formas. A relação foi estratificada para representar diferentes perfis de estudantes em termos de envolvimento no mercado de trabalho durante o Ensino Médio. Resultados e Discussão: Os resultados do levantamento indicam que há uma ampla diversidade de práticas de lazer entre os/as alunos/as do Ensino Médio. Muitos/as estudantes relatam envolvimento em atividades que variam desde esportes, leitura, assistir filmes/séries e até jogos eletrônicos. Além disso, o levantamento realizado mostra que alguns estudantes sentem que têm pouco tempo para atividades de lazer, o que afeta sua qualidade de vida, pois precisam equilibrar as demandas escolares com o trabalho. Esses/as discentes relatam que sua atividade de lazer é apenas dormir, o que não é considerado uma prática de lazer e sim uma necessidade biológica. Os resultados são discutidos à luz do referencial teórico, enfatizando a importância do lazer na vida de qualquer pessoa, inclusive de adolescentes e seu papel no desenvolvimento inter e intrapessoal. A discussão também aborda os desafios que surgem quando o trabalho se torna uma demanda significativa durante o Ensino Médio, como a pressão adicional sobre o tempo disponível para o lazer e o impacto potencial no desempenho nos estudos. A partir desses achados, foi conduzida uma discussão com a turma sobre a importância do tempo de lazer e o papel do Estado na promoção de políticas públicas de esporte e lazer. Considerações Finais: Este estudo destaca a complexidade da relação entre lazer e trabalho no Ensino Médio e enfatiza a necessidade de abordagens educacionais que valorizem essa dinâmica. Promover um ambiente escolar que valorize o equilíbrio entre essas dimensões pode ter um impacto positivo na formação educacional, na saúde física e emocional dos/as alunos/as. É imprescindível continuar a pesquisa nesse campo e a implementação de políticas educacionais que apoiem os/as estudantes na busca de uma harmonia entre o trabalho e o lazer durante o Ensino Médio."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5773_TB2886_09102023213314.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANNA ALVES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "JULIANNA"
    "autor_email" => "gugeju@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Introdução: Este estudo aborda o Lazer e Trabalho no contexto do Ensino Médio, com ênfase nas práticas de lazer dos/as. Foi realizado no decorrer da regência na disciplina de Sociologia, no âmbito do Projeto Interdisciplinar Educação Física e Sociologia. O equilíbrio entre esses dois aspectos é extremamente importante para o desenvolvimento dos/as estudantes, pois afeta tanto o desempenho escolar, o trabalho quanto o bem-estar emocional. O objetivo principal deste estudo é analisar as práticas de lazer dos/as estudantes que as aulas foram ministradas, identificando as preferências e os maiores desafios. Metodologia: Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi realizado um levantamento com estudantes do Ensino Médio de uma escola da zona sul de Uberlândia – Minas Gerais. A pesquisa utilizou perguntas que foram dadas durante duas aulas expositivas sobre Lazer e Trabalho, buscando coletar informações sobre as atividades de lazer dos estudantes, incluindo esportes, hobbies, entretenimento digital, entre outras formas. A relação foi estratificada para representar diferentes perfis de estudantes em termos de envolvimento no mercado de trabalho durante o Ensino Médio. Resultados e Discussão: Os resultados do levantamento indicam que há uma ampla diversidade de práticas de lazer entre os/as alunos/as do Ensino Médio. Muitos/as estudantes relatam envolvimento em atividades que variam desde esportes, leitura, assistir filmes/séries e até jogos eletrônicos. Além disso, o levantamento realizado mostra que alguns estudantes sentem que têm pouco tempo para atividades de lazer, o que afeta sua qualidade de vida, pois precisam equilibrar as demandas escolares com o trabalho. Esses/as discentes relatam que sua atividade de lazer é apenas dormir, o que não é considerado uma prática de lazer e sim uma necessidade biológica. Os resultados são discutidos à luz do referencial teórico, enfatizando a importância do lazer na vida de qualquer pessoa, inclusive de adolescentes e seu papel no desenvolvimento inter e intrapessoal. A discussão também aborda os desafios que surgem quando o trabalho se torna uma demanda significativa durante o Ensino Médio, como a pressão adicional sobre o tempo disponível para o lazer e o impacto potencial no desempenho nos estudos. A partir desses achados, foi conduzida uma discussão com a turma sobre a importância do tempo de lazer e o papel do Estado na promoção de políticas públicas de esporte e lazer. Considerações Finais: Este estudo destaca a complexidade da relação entre lazer e trabalho no Ensino Médio e enfatiza a necessidade de abordagens educacionais que valorizem essa dinâmica. Promover um ambiente escolar que valorize o equilíbrio entre essas dimensões pode ter um impacto positivo na formação educacional, na saúde física e emocional dos/as alunos/as. É imprescindível continuar a pesquisa nesse campo e a implementação de políticas educacionais que apoiem os/as estudantes na busca de uma harmonia entre o trabalho e o lazer durante o Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.