Esta investigação tem como objetivo compreender criticamente características próprias dos jogos como metodologia de ensino nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tendo como fonte de pesquisa as Comunicações Científicas publicadas no XIII e XIV Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza a palavra “jogo” como critério de busca nos anais. Dessa forma, foi encontrado um total de 95 artigos que apresentavam em seus títulos esta palavra. Ao finalizar a coleta, fizemos a leitura e análises dos artigos encontrados, selecionando assim somente os que abordavam a temática de forma prática dentro do contexto da sala de aula. Em seguida, organizamos os artigos selecionados de acordo com três unidades temáticas da BNCC, a saber: Álgebra, Probabilidade e Estatística, Grandezas e Medidas. Chegamos à conclusão que, com o uso dos jogos na componente curricular de Matemática pode ser possível fazer com que os alunos conheçam, revisem e aprofundem os objetos de estudos, fortalecendo suas compressões sobre seus usos e o de suas propriedades.