Este artigo visa descrever e refletir sobre as vivências de uma residente bolsista, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA), no âmbito do Programa Residência Pedagógica. As atividades descritas compõem o subprojeto "Alfabetização em linguagem e em matemática: experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", aprovado no Edital CAPES n. 24/2022, no componente curricular matemática e foi desenvolvido em turmas do 5 ? ano do Ensino Fundamental, na Escola de Aplicação da UFPA. Teoricamente, aportamos ao medo da matemática (FRAGOSO, 2001), à ansiedade matemática (MENDES; CARMO, 2011) e a autores que auxiliaram na reflexão sobre o processo formativo e a construção e desconstrução de relações com o saber matemático. Para este texto, adotamos uma abordagem qualitativa (MOREIRA, 2011), em que, para a constituição dos dados empíricos, recorremos aos registros feitos em diário de bordo, destacando as reuniões gerais com as orientações e os estudos, as reuniões de estudo com o professor preceptor, as observações em turmas do 5 ? ano e as proposições materiais com vistas à intervenção. Das reflexões possibilitadas, destacamos a relevância da experiência para desconstrução e reconstrução da compreensão sobre objetos matemáticos trabalhados durante a formação, bem como, que é necessário repensar as práticas relacionadas à matemática, de modo que haja maior relação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e o cotidiano dos alunos.